terça-feira, 18 de março de 2008

Os pontos altos da reunião da OEA

O título aí está errado. É melhor falar dos pontos baixos da reunião da OEA, que aconteceu em Washington, na segunda-feira (17). Reunião na OEA, segundo um velho conhecido daquele prédio histórico, é mais triste do que assistir a leilão de jóias na TV. A reunião da OEA dá sono. É um lenga-lenga diplomático que dói o coração. Seria um dia perdido, não fosse pela presença e as declarações "estupendas" do chanceler venezuelano, Nicolas Madura. O sujeito tem pinta de galã de novela mexicana. Alto, moreno, bigode brilhando - acho que ele pinta o bigode - cabelo impecavelmente penteado para trás e pose, muita pose de, de, de nada. Só pose mesmo.
O sujeito foi o que mais deu entrevistas durante a reunião. É como aquela piada: abre a geladeira, vê a luz piscar e já sai dando entrevista. Em uma delas, atacou um repórter colombiano. Disse, com toda aquela "crasse" chavista, que ele, o repórter, estava ali a serviço de interesses conhecidos (não explicou quais), que a Colômbia era a ovelha negra do continente e que ali, na OEA, a América Latina se unia para coibir as agressões colombianas. Bom, o sujeito falou como porta-voz da América Latina, como se o continente tivesse um órgão supranacional de representação. Os demais jornalistas, em volta do galã de novela, riam e balançam a cabeça - "lá vem mais do mesmo".
Isso prova que o regime chavista vive dos holofotes. É, como Oppenheimer definiu, um regime narcisista-leninista. Narcisista com certeza, leninista eu já não concordo. O Chávez não consegue matar tantas pessoas como Lenin matou.

Um comentário:

Don Pablito disse...

"matar tanta gente como LAnun matou"? Quanta hipocrisia e desconhecimento fático da realidade possui o aoutor deste dexto, com certeza mal sabe le definir a diferença entre `Democracia Pluralista` e `Democracia Representativa` e se atreve a mensuara Lenin como assassino! Estará ele confundindo o peninsular Lenin com Koba seu socessor golpista? (Será que o autor do texto sabe de quem se trata Koba, pelo menos?)