quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

A Venezuela como ela é

Fiquem atentos para a próxima edição da revista Foreign Affairs. Há um artigo devastador (no bom sentido!) contra a revolução pré-primária do Hugo Chávez. E o melhor de tudo é que não é nada na esfera ideológica, não. A maioria já sabe quais são as intenções daquele narcisista de última categoria. O que sairá publicado é empírico. NÚMEROS. Eu fiz uma matéria sobre esse levantamento em janeiro, que foi ao ar nas rádios Band News e Bandeirantes. Reproduzo aqui uma parte texto da matéria. O professor responsável pelo estudo chama-se Francisco Rodriguez. É venezuelano, mas vive nos Estados Unidos. Fez doutorado em Harvard e dá aulas na universidade de Wesleyan. Aqui vai um link para um artigo dele na Foreign Policy. http://www.foreignpolicy.com/story/cms.php?story_id=3685 Em breve, vale a pena discutir se a democracia participativa do Chávez é democracia ou não. Há ótimos debates em Washington sobre isso. E a conclusão dos mais sensatos é que democracia é democracia liberal, sem mais nem menos.

QUAL O CUSTO DE SE OPOR POLITICAMENTE A UM PRESIDENTE? EM PAÍSES DEMOCRÁTICOS, A OPOSIÇÃO SAI DE GRAÇA. NA VENEZUELA, ELA TEM UM PREÇO TANTO PARA AS PESSOAS FÍSICAS COMO PARA AS PESSOAS JURÍDICAS. QUATRO PROFESSORES DE ECONOMIA DE DIFERENTES UNIVERSIDADES AMERICANAS ESTÃO CONDUZINDO UM ESTUDO ESTARRECEDOR SOBRE A REALIDADE DA VENEZUELA SOB A BATUTA DE HUGO CHÁVEZ.

AS RÁDIOS BAND NEWS FM E BANDEIRANTES TIVERAM ACESSO A UMA PARTE DO ESTUDO. AS DUAS PRINCIPAIS CONCLUSÕES, ATÉ AGORA, SÃO QUE OS OPOSITORES DE CHAVEZ TIVERAM UMA QUEDA DE 4% NA RENDA DESDE 2003 E AS EMPRESAS COMANDADAS POR DIRETORES QUE SE OPÕEM AO GOVERNO CHÁVEZ PAGAM O DOBRO DE IMPOSTOS. OS ECONOMISTAS UTILIZARAM UM DOCUMENTO PÚBLICO CONHECIDO COMO MAISANTA, ONDE HÁ INFORMAÇÕES DE TODOS OS 12 MILHÕES DE ELEITORES VENEZUELANOS. NESSE DOCUMENTO, O GOVERNO LISTA TODOS OS OPOSITORES DO PRESIDENTE CHAVEZ E TODOS OS QUE APÓIAM O SEU GOVERNO. OS ECONOMISTAS, ENTÃO, CRUZARAM UMA SÉRIE DE INDICADORES ECONÔMICOS COM AS CLASSIFICAÇÕES DE CADA INDIVÍDUO NA LISTA DO GOVERNO. “They show very larger increases in the amount of taxes that these firms have to pay, so if you signed against Chavez you have to pay 50% higher taxes the next years”.

O ECONOMISTA EDWARD MIGUEL, DA UNIVERSIDADE DE BERKLEY, CONTA TAMBÉM QUE ESSAS EMPRESAS TÊM ACESSO LIMITADO A COMPRA E VENDA DE MOEDA ESTRANGEIRA, QUE DESDE 2003 É ESTRITAMENTE CONTROLADA PELO ESTADO. “These firms whose owners signed against Chavez show a reduction of 60% in their access to foreign exchange, which the government controls”.

O

Nenhum comentário: